Vamos Rever Sobre o Assunto Acne?

O que é a acne?
É uma afecção da unidade pilossebácea resultante do bloqueio da secreção glandular e do processo inflamatório que se origina na derme, no conteúdo do canal folicular modificado. Sua distribuição segue o desenvolvimento embrionário das glândulas sebáceas e, por isso, localiza-se, preferencialmente, no rosto e tronco. Nos casos mais intensos, a acne pode se propagar no pescoço, ombros e braços.


Onde e por quê as acnes surgem?
Comprometem, principalmente no rosto e na região anterior e posterior do tórax. Justamente, porque são áreas ricas em glândulas sebáceas.

Como é que evolui a acne? As lesões da acne são decorrentes da obstrução dos folículos pilossebáceos, em decorrência do: 1) Aumento da produção e secreção sebácea; 2) Hiperqueratinização com obstrução do folículo pilossebáceo e proliferação/ ação das bactérias; 3) Reação inflamatória local.


Hiperconificação Ductal > Aumento de camada córnea da pele, composta pelos queratinócitos, pode ser estimulado pelos hormônios masculinos (Andrógenos) e pelo efeito de irritação causado pelos lipídeos ("gorduras"). o efeito de irritação dos lipídeos ocorre quando estes se movem através do ducto e o acúmulo dos lipídeos leva à formação de comedões abertos (cravo preto) ou fechados (cravo branco).

Aumento da secreção do sebo > A atividade seborréica é dependente dos hormônios sexuais masculinos.
O aumento de produção do sebo, além de estar relacionado com o aumento de produção do hormônio, depende também da quantidade de receptores existentes nas células dos órgãos.

Bactérias Envolvidas:
- Propionybacterium acnes (P.acnes);
- Staphylococcus epidermides;
- Malassezia furfur (Pityrosporum).


Inflamação > Resulta de de substâncias (mediadores biologicamente ativos) produzidos pelo P.acnes que se difundem no folículo.
É estimado que 80% da população, entre 12 e 25 anos, possui algum grau de acne, mas a mesma pode ser observada em qualquer época da vida. A lesão da acne é o comedão (filamento seborréico localizado no canal folicular) contaminado por germes e fungos que armazenam principalmente nas unhas das mãos.
É uma inflamação crônica da pele, a qual deve ser tratada por especialistas da área (Esteticistas ou Dermatologistas).
A pele produz muito sebo e tem tendência a acumular células mortas que obstruem os poros.
Sabemos, hoje, que a acne é determinada geneticamente e admite-se que tal herança pode estar ligada à forma clínica, à distribuição das lesões e à duração de sua suscetibilidade. Suas causas podem ser multifatoriais. Embora a causa principal da acne resida em fatores genéticos, existem fatores secundários que odem agravá-la, geralmente, desencadeando um processo inflamatório que pode atingir vários graus de intensidade.
- Hormônios;
- Alimentação, principalmente as gosdurosas;
- Gastrointestinais;
- Emocionais;
- Uso de cosméticos inadequados, etc...
- Higiene adequada (utilização de papel toalha).
- Tem início na puberdade, quando as glândulas sebáceas sofrem hiperplasia devido à influência dos hormônios suprarenais, mas podem ter vários tipos;
- Infantil;
- Junvenil ou vulgar. Por que do nome Acne Vulgar? Este nome provavelmente foi herdado a partir dos estudos do B.Bloch, quando correlacionou a presença de comedões (cravos) e acnes, propriamente dita, com a menstruação e pêlos pubianos da puberdade.
O adjetivo "vulgar" teria sido agregado com a conotação de "comum".
O estudo de B.Bloch foi realizado em 4.191 crianças e adolescentes de ambos os sexos, representados em igual número, apresentando a conclusão de que comedões ou acnes afetam em média 59,6% das meninas e 68,5% dos meninos, evidenciando-se uma correlação estatisticamente significante com o aparecimento de pêlos pubianos tendo em contrapartida a menstruação. Dessa forma, verifica-se que o acúmulo de comedões ou acnes, propriamente dita, tem forte ligação com o período da puberdade de um indivíduo.
- Cosmética> alguns cosméticos podem estimular a quertinização superficial e bloquear o ducto secretor de gordura induzindo a formação da acne;
- Rosácea > é uma coloração avermelhada, difusa do rosto, bilateral, simétrica, predominante nas maçãs do rosto e asas do nariz. Ocorre devido a uma dilatação permanentede pequenos vasos superficiais, formando desenhos de árvores (telangectasias) e devido a uma congestão permanente.


Vamos conhecer a classificação das acnes?
Para esclarecer melhor, a acne pode ser classificada em 4 graus, de acordo com o tamanho, evolução e pronfundidade de seus elementos.
Superficial > são elementos de evolução rápida que, geralmente, não deixam cicatriz.
Compreende os Graus:
- I > (comedoniana e papulosa) constituída por comedões abertos(cravos pretos pelo oxidação - podem ser eliminados facilmente e sofrem inflamação, caso não seja retirado toatalmente) ou comedões fechados (cravos brancos - a lesão é esbranquiçada ou da cor da pele, adquirindo forma esférica. Pela espremedura, após perfurar o comedão com a ponta de uma agulha descartável, pode-se extrair uma massa esbranquiçada) e pápulas de tamanho discreto.
- II> (Pápulo Pustulosa) constituída por numerosas pápulas grandes, inflamadas e um número variável de pústulas.

Profundo > São elementos de evolução lenta que, habitualmente, deixam cicatriz.
Compreende os Graus:
- III > (Tubérculo - Pustulosa) constituído por elementos infiltrados avermelhados ou violáceos, consistentes, profundos, dolorosos e de tamanhos variáveis.
- IV > (Nodular Flemonosa = Conglobata) constituído por grandes tumefações de cor avermelhada que contém pus e sebo, com líquido viscoso e sangue.
- V - Acne Fulminans > forma extremamente rara em nosso meio, na qual, associado às formas de acne nódulo-cística ou conglobata, surge subitamente febre, leucocitose (aumento do número de células de defesa no sangue) e dor em várias articulações - "juntas".

Atentem para essa classificação, pois é de grande importância, pois a conduta terapêutica de uma esteticista será conforme o grau de comprometimento da acne. É extremamente importante que o paciente/cliente seja orientado pelo profissional corretamente recebendo instruções sobre o tipo de tratamento a ser aplicado ao cliente, tudo para que se obtenha um resultado satisfatório.

ATENÇÃO, principalmente os jovens !!!
Evitem alimentos gordurosos, condimentos e produtos industrializados, pois estão ligada ao surgimento da acne.

Entenda o processo para saber o porque !
Durante a digestão dos alimentos, suas toxinas são eliminadas pela pele, favorecendo o surgimento de novas (acnes) ou o agravando as já existentes.
Uma dieta alimentar adequada é essencial e deve ser rica em "fibras", sem excesso de gorduras, açúcares e carboitrados.
Deve-se também, beber muita água, assim como evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas.
A prática de exercícios tbém é indicada porque aumenta a oxigenação dos tecidos da pele.
Por tanto jovens, não adianta atividade física quando não se faz uma boa alimentação. Não haverá resultado eficaz.
Outro conselho, evite uso de bonés, franjas e excesso de cremes deixados nos cabelos.

Chocolate causa acne?
Não há provas científicas, pois ha pessoas que comem chocolate e não possuem este mal, enquanto que outras que comem possuem muitas acnes.

"O Desengorduramento da Pele"
- A retirada da oleosidade da pele com produtos à base de álcool, acetona, éter, clorofórmio, provocam também uma hipersecreção oleosa (seborréia reacional);
- A acne, praticamente fisiológica no momento da adolescência, torna-se patológica no adulto;
- Ela pode reaparecer em todas as idades, mesmo depois da menopausa. Na mulher, dificilmente vai se curar de forma espontânea, tornando indispensáveis um tratamento tão logo os primeiros sinais comecem a surgir.
Faça seu preventivo, juntamente, com o tratamento estética facial periódicamente, pois ele também pode detectar um melanoma (câncer de pele), caso isso ocorra, a esteticista orientara o paciente na indicação de um dermatologista para tratamento profundo.

Quais são os fundamentos que uma esteticista se baseia em sua cabine para os tratamentos?
- Diagnóstico da pele (Anamneses) - é de suma importância que se conheça a pele do cliente;
- Higiene antisséptica;
- Controle anti-seborréico;
- Desobstrução dos folículos pilossebáceos;
- Renovação celular;
- Descongestão das áreas inflamadas;
- Correção das seqüelas acnéicas;
- Emoliência e hidratação.



Você sabia?
Que independente de uma pele acnéica, você deve fazer a sua higiene facial corretamente, conforme os produtos orientados por sua esteticista, de acordo com a análise de sua pele:

> De Manhã:
- Lavar o rosto com sabonete adequado;
- Usa loção tônica adequado para seu tipo de pele;
- Proteger sua pele com um FPS (Fator de Proteção Solar) conforme indicado por um esteticista ou dermato.

> De Noite:
- Lavar o rosto com sabonete adequado;
- Usa loção tônica adequado para seu tipo de pele;

- No caso de pele acnéica, aplicar sobre cada lesão um produto de ação secativa, conforme indicado por seu esteticista ou dermato. No dia seguinte repita o processo.

Importante: Não deixe de visitar o seu esteticista, afinal de contas, o super aquecimento está prejudicando muito a pele das pessoas e precisam ser bem tratadas sob orientações de profissionais da área.










Nenhum comentário:

Estética em Notícias

TEMPO