CUIDADOS E ORIENTAÇÕES NA COMPRA E NO USO DE COSMÉTICOS

۩ Ao adquirir produtos cosméticos, verifique se eles possuem registro na Anvisa/Ministério da Saúde. O número de registro de produtos cosméticos inicia-se com o número dois (2) e pode ter nove ou 13 dígitos.

۩ Alguns produtos de menor risco não possuem número de registro, mas estão notificados na Anvisa e trazem na rotulagem a seguinte informação: Res. ANVS ou Anvisa 335/99 ou Res. Anvisa 343/05, seguida do número de Autorização de Funcionamento da Empresa, que também começa com o número 2.

۩ Só adquira produtos cuja embalagem esteja limpa e em bom estado.

۩ Não utilize cosméticos com prazo de validade vencido. Eles podem não produzir o efeito desejado e prejudicar a saúde.

۩ Leia atentamente todas as informações da rotulagem. Sempre observe as advertências e restrições de uso.

۩ Faça a prova de toque (quando indicado na rotulagem) seguindo as instruções de uso para verificar se o produto provoca alguma alergia ou irritação.

۩ Caso haja contato do produto com os olhos, lave-os imediatamente com água corrente e procure orientação médica. No caso de ingestão do produto, um médico deverá ser consultado.

۩ Sentindo-se mal ou com irritação no local de aplicação do produto, interrompa o uso, lave imediatamente o local da aplicação com água corrente e procure orientação médica.

۩ Cuidado com o uso de cosméticos em crianças. Utilize somente as linhas infantis devidamente registradas na Anvisa.

NOTIFICAÇÃO, RECLAMAÇÃO E DENÚNCIA
Caso você desenvolva alguma irritação, alergia ou outra reação indesejada, entre em contato com o SAC da empresa e informe o ocorrido. Por isso, recomenda-se guardar a embalagem do produto após o uso. É importante também comunicar a Anvisa, por meio do e-mail cosmeticos@anvisa.gov.br, anexando à mensagem o formulário preenchido, disponível no link http://www.anvisa.gov.br/hotsite/no tivisa/formularios.htm.
Em caso de dúvidas ou denúncias, entre em contato com a Vigilância Sanitária Municipal ou Estadual, ou com a Anvisa, por meio do e-mail cosmeticos@anvisa.gov.br ou pelo site www.anvisa.gov.br/ouvidoria.

ANVISA

Guia para Avaliação de Segurança de Produtos Cosméticos

 

O material traz informações sobre avaliação de segurança dos produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes com o objetivo de  preencher uma lacuna referente à disponibilidade de material técnico de âmbito nacional sobre esse assunto. Como resultado espera-se que a aplicação dessas informações possa contribuir para melhor qualidade dos produtos e, conseqüentemente, melhor desempenho das ações de controle.

CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO A CARTILHA (arquivo PDF)

Nenhum comentário:

Estética em Notícias

TEMPO