Inverno = Doenças da Pele

 pele1

O inverno, período caracterizado pelo clima frio e seco, favorece o aparecimento de alterações na pele que a tornam sensível e vulnerável à proliferação de doenças, como as alergias da pele (dermatites) e eczemas (pele irritada). A Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo (SBD RESP) indica alguns cuidados que devem ser tomados nessa época do ano que podem prevenir o surgimento dessas alterações e melhorar o aspecto da pele.

Segundo o Dr. Vitor Manoel Silva dos Reis, dermatologista do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e conselheiro permanente da SBD RESP, alguns hábitos comuns do inverno, como tomar banhos muito quentes e duradouros, ressecam e desidratam a pele. "A pele tem diversas funções, como proteção física contra agressões externas, perdas de água do corpo, proteção imunológica através de suas células imunes, regulação térmica com a sudorese e a vasodilatação e proteção química através da secreção sebácea e sudorípara. Quando a pele está ressecada e desidratada, essas funções ficam comprometidas, por isso, a pele fica mais propensa ao aparecimento de doenças, como a dermatite atópica, dermatite de contato irritativa e eczema numular", afirma.
A pele seca não deve ser uma preocupação apenas estética. Segundo o Dr. Vitor Reis, além de doenças, a pele seca pode causar incômodos como a coceira e, quando agravada, pode gerar um eczema. "O eczema é caracterizado como uma irritação na pele com vermelhidão. A pele pode ficar escamosa e algumas vezes com rachaduras ou pequenas bolhas", explica.
Para curtir um inverno sem problemas cutâneos, o Dr. Vitor Reis recomenda hidratar as unhas e a pele após o banho com cremes ou loções hidratantes. "Os cabelos podem ser lavados como em outras estações e tratados com cremes condicionadores conforme a necessidade. Mas deve-se ter cuidado no inverno para não desidratar a pele com banhos prolongados, quentes e com excesso de sabonete e também não se deve esfregar em demasia a pele", finaliza.
Mas, quem já está com alterações na pele causadas pelo frio deve procurar um dermatologista, pois somente esse profissional poderá avaliar a condição da pele e indicar o tratamento adequado.

Cuidados com a pele no inverno

No inverno, apesar da temperatura ser baixa, o ultra violeta do sol é às vezes até mais forte do que no verão, porque são dias normalmente muito claros, sem as nuvens no céu que vemos no verão e que normalmente filtram os raios solares. Um exemplo típico é de pessoas que queimam muito quando vão esquiar na neve. Para isso, é fundamental o uso de camadas fartas de filtros solares, que devem ser reaplicados durante o dia.

Pele seca:

  • Limpeza da face: Evitar sabonetes. Podem ser usados cremes de limpeza ou a própria água pura.
  • Manhã: Usar na face um gel de Vitamina C que tem características hidratantes antes de um filtro solar. Quase todo filtro cremoso com FPS acima de 45 tem esta característica, porque para incorporarem tão grande quantidade de química têm que ter um veículo oleoso. A própria matéria prima já é oleosa.
  • Noite: É sempre recomendado o uso, na face, de ácido retinóico ou glicólico na forma de creme. Nunca usar solução alcóolica que vai ressecar ainda mais. Podem ser associados hidratantes em cima desses ácidos a base de lactato de amônia, adenin (é um fito hormônio que fortalece a pele, dando-lhe maior brilho e viçosidade) e mais modernamente para mulheres na época da menopausa usamos cremes à base de isoflavona.
  • Oral: Em todos tipos de pele é sempre bom associar anti oxidantes orais, para prevenir o envelhecimento geral do organismo.
  • Corpo: Sugerimos um óleo de amêndoas ou glicerina passados no corpo todo antes do banho, de modo que a água não chegue a desengordurar totalmente a pele, protegendo-a do efeito desidratante dos sabonetes. Após o banho, completar a hidratação com cremes a base de uréia, lactato de sódio ou amônia, silicone, óleo de amêndoas etc.

Pele oleosa:

  • Limpeza: pode ser feita com sabonetes neutros, como de glicerina, Dove ou de criança.
  • Manhã: Devem sempre ser usados filtros solares não oleosos (oil free, não comedogênico ou em gel), para evitar que eles entrem dentro do poro, entupindo a glândula, não deixando o óleo natural sair, causando cravos e espinhas. Sempre antes, passar um Gel de Vitamina C, que é potente anti-oxidante e clareador da pele.
  • Noite: São peles muito propensas à acne, portanto mais do que em nenhum tipo de pele deve ser usado um acido retinóico, isotretinoína ou adapaleno. Como nesta época a pele fica mais ressecada, podem ser usados na forma de loção cremosa oil free ou gel. Evitar usar soluções quando a pele ainda não está acostumada. Podem ser usados também hidratantes suaves oil free a base de uréia ou lactato de amônia.
  • Corpo: Os banhos devem ser rápidos, o mais frio tolerável e usar sabonete só nas regiões axilares e genitais. Após o banho, usar loção cremosa hidratante leve a base de uréia, lactato de sódio ou amônia, óleo de amêndoas ou silicone.

Pele normal e mista:

  • Na parte central da face, deve-se usar produtos para pele oleosa e nas regiões laterais e olhos produtos para pele seca.

  • Crianças: Por terem a pele muito sensível, devem ser tratadas com muito cuidado, evitando-se sempre banhos longos, usando-se hidratantes naturais sem perfume e sem corantes para evitar alergia.

    É comprovado cientificamente que, para a síntese de Vitamina D em crianças, é suficiente 10 minutos de sol diário, e o uso de filtros solares sempre deixam passar um pouco de ultra violeta. Por isso, bebezinhos devem ser protegidos do sol. O câncer de pele, as manchas brancas ou escuras dependem de efeito cumulativo do sol de muitos anos, e este sol em excesso que tomamos nos primeiros anos de vida são as principais causas.

    Portanto, vamos hidratar e proteger do sol nossas crianças. O filtros têm que ser mais aderentes, a prova d'água e a substância química menos alergênica, para evitar dos olhos arderem e dar alergia. Atualmente são muito usadas barreiras físicas, que são produtos inertes a base de óxido de zinco e dióxido de titânio micronizado.

Mensagem especial para o inverno do apagão:

O inverno é um período lindo do ano. As pessoas se agasalham mais, ficam mais caseiras, mais interiorizadas, é um período importante de reflexão. Desejo a vocês, leitores, que como a Poliana do famoso livro, vejam que a moeda tem a cara e a coroa, que as coisas ruins tem também o lado bom!

Nenhum comentário:

Estética em Notícias

TEMPO