1 de Maio Dia do Trabalhador

Feriado Envie Imagens
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas e desleais a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas para acabar com os protestos a repressão foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os trabalhadores e a polícia. As manifestações e protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de espelho para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho 13 para 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920.

No Brasil, a primeira celebração da data de que se tem registro ocorreu em Santos, em 1895, por iniciativa do Centro Socialista, entidade fundada em 1889 por militantes políticos, a data foi consolidada como o Dia dos Trabalhadores em 1925 quando o presidente Artur Bernardes baixou um decreto instituindo o 1º de maio como feriado.

Além disso. Mas foi no governo Getúlio Vargas que o 1º de maio ganhou status de “dia oficial” do trabalho. Essa era a data em que o governante anunciava as principais leis e iniciativas que atendiam as reivindicações dos trabalhadores. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

”Os relatos do 1º de maio mostram, portanto, que se trata de um dia de manifestações revoltas e de lutas, não só pelas batalhas e conquistas adquiridas, mais também pela valorização e reconhecimento, que os trabalhadores são imprescindíveis para a construção de uma sociedade. A redução da jornada de trabalho não significou muito, pois até hoje ela é volúvel, até hoje vemos trabalhadores sendo feitos de escravos condição que existe há séculos e só foi camuflada. No dia 1º de maio se faz necessária uma reflexão para que os trabalhadores tenham seus direitos de fato reconhecidos e respeitados, há que se haver também uma conscientização de que sem esses trabalhadores qualquer sociedade se torna inexistente”.

Autor: Zaza Mendes

Aproveite e mande mensagens para os seus amigos desejando um feliz feriado de 1º de Maio



Nenhum comentário:

Estética em Notícias

TEMPO