Verão X Acne

"Em 70% dos doentes, a inflamação associada à acne diminui com a exposiçãosolar", afirma do Dr. Joaão Costa. Porque existe então uma melhoria da acne? 

Esta melhoria acontece porque a exposição solar cria uma hiperqueratinização que esconde as lesões da acne, "existe um efeito de camuflagem das lesões eritematosas", refere o especialista. Por estarem em férias, estas pessoas ficam menos stressadas, o que se repercute ao nível da quantidade de seborréia. O mar com a água salgada e o clima seco originam também menos seborréia. O próprio sol é considerado um anti-inflamantório, dado que os UV inibem as células de langerhans.

Existe realmente uma melhoria da acne provocada pelo sol. "No entanto, se a exposição solar for intensa ou prolongada pode agravar a acne existente ou originar algum tipo de acne provocada pelo sol", explica o dermatologista. Segundo o Dr. João Costa, "a utilização de protetor solar "OIL FREE" é aconselhada, assim como evitar o período das 11 às 16 horas nas idas à praia ou clubes". É importante realçar que a expoxição slar intensa está também associada ao fotoenvelhecimento precoce e a diferentes tipos de câncer de pele.

TIPOS DE ACNE RELACIONADAS COM O SOL

O sol faz parte dos fatores ambientais que influenciam a evolução da acne, mas existe uma melhoria ou um agravamento? Existem vários tipos de acne associados ao sol.

Acne Estival ou Acne Mallorca:

  • A erupção começa por vezes na Primavera, fica mais intensa no Verão e desaparece no Outono. Aumenta com os banhos de sol prolongados em sujeitos de pele clara.
  • As lesões, sobretudo pápulas, aparecem em 2/3 dias, são inflamatórias (tronco, braços, costas), poupando o rosto.
  • Existem poucos comedões e microquistos.
  • Tem um aspecto semelhante ao da acne aos esteróides.
  • Não se trata de uma verdadeira acne. No entanto, as lesões inflamatórias papulosas acneformes tem resposta aos tratamentos anti-acnéicos.

Acne Tropical:

Trata-se de uma forma de acne severa. Agravamento de uma acne existente sob o efeito de um clima quente e úmido.

Acne Cosmética:

Ligada à utilização de produtos solares oleosos, óleo solar, gel oleoso, creme oleoso.

Acne após a exposição solar:

Trata-se de uma forma clássica de acne que associa lesões retencionais e inflamatórias.

Aparece 2 a 3 semanas após a exposição solar.

É frequentementemais severa do que antes do verão e tanto mais acentuada quanto se constata uma melhoria aparente ao sol. Isto pode acontecer porque o tratamento foi suspenso. O espessamento da camada córnea diminui e leva à retenção sebácea secundária - comedões. A utilizaçãode cosméticos não adaptados pode originar acne após a exposição solar. A ação pigmentória dos UV sobre as cicatrizes inflamatórias da acne podem piorar o aspecto da mesma. FENÔMENO DE "REBOND" após exposição solar.

CARACTERÍSTICAS DO PROTETOR SOLAR ADEQUADO

O uso de protetores solares desadequados a uma pele com acne ou com tendencia à acne podem agravar esta dermatose.
Assim, é necessário ter em mente as características que devem ter os protetores solares adequados a estes casos. Saiba aconselhar a/o cliente a escolher o melhor protetor solar, seguindo as seguintes características ao lado:

1) Proteção com filtro eficaz;
2) Atividade matificante;
3) Poder apaziguante;
4) Hidratante;
5) Proteção aos radicais livres;
6) Oil Free
7) Não comedogênico;
8) Hipoalergênico;
9) Penetração rápida;
10) Invisível e
11) Textura fluida e não oleosa.

Agradecimentos: Revista Estética VIVA - Dr. João Costa (especialista em Dermatologia: Club Quinta das Conachas, LIsboa-Portugal

Nenhum comentário:

Estética em Notícias

TEMPO