Hidratação da Pele

Por Laura Attiê (Farmacêutica/ Esteticista)

"Antes de tudo, é preciso que fique claro: a hidratação da pele é importante em qualquer período do ano. Tanto no inverno, pela ausência de umidade e baixas temperaturas, quanto no verão, pelo excesso de sol".

Para manter a pele com um aspecto sempre saudável, é preciso entender como ela reage às intempéries, ao cronoenvelhecimento ou mesmo a falta de cuidado.

"Este assunto é cheio de mitos. Algumas pessoas, por exemplo, acham que pele oleosa não precisa de hidratação e isso é um engano sério".

 

A pele mantém sua hidratação por meio das camadas epiderme (mais superficial) e derme (intermediária): na epiderme, existe o manto hidrolipídico, responsável por manter o equilíbrio entre a água e óleo presente em sua composição, mantendo a pele hidratada.

Os principais causadores de desequilíbrio deste manto podem ser o ar condicionado, sabonetes alcalinos ou banhos muito quentes.

Na derme, a hidratação é mantida pelo emaranhado de fibras de colágeno e elastina que ficam submersas no gel coloidal, conferindo maleabiidade às fibras. O envelhecimento normal (cronoenvelhecimento) por si só é um causador de desidratação, já que as células perdem a capacidade de reter água, deixando o gel coloidal escasso. A pele perde a turgidez e vai murchando (flacidez) provocando o aparecimento de rugas. Já o fotoenvelhecimento (causado pelo sol), além de acelerar esse processo de desidratação, ainda danifica as fibras.

pele

O QUE SE EVITAR?

Excesso de sol

Ar condicionado

Banhos muito quentes e demorados

Sabonetes muito alcalinos (evite eliminar por completo a oleosidade natural de sua pele, ela garante a proteção.

vite eliminar por completo a oleosidade natural de sua pele, ela garante a proteção.

 
 
 
 

Assim como a limpeza de pele, como forma de tratamento e preventivo do câncer de pele, procure hidratar sua pele periódicamente com profissionais da área de estética.

fale_conosco

Nenhum comentário:

Estética em Notícias

TEMPO