Alguns Princípios Ativos e Suas Ações - Cosméticos

ÁCIDO GLICIRHÍZICO
Extraído do alcaçuz. Foi utilizado pela primeira vez, no tratamento de úlceras estomacais pelas propriedades anti-inflamatórias e anti-alérgicas. Nas formulações pode ser utilizado em associações com ácido glicólico e ácido retinóico.


ÁCIDO GLICÓLICO
É o Alfa-Hidróxi-Ácido de menor estrutura e menor peso molecular e o que possui maior poder de penetração e absorção epidérmica.O Ácido Glicólico atenua a coesão dos corneócitos, e acelera o processo de “deslocamento” e “remoção” das células mortas da camada córnea, provocando gradual afinamento.Atua nas hiperqueratoses foliculares, desobstruindo os folículos pilo-sebáceos.Regula a hipersecreção sebácea.Reduz as manchas epidérmicas e sequelas de acne.Estimula a produção do colágeno e elastina, o que o torna indicado nos tratamentos de peles envelhecidas.
Outros aha´s utilizados em cosméticos
Ácido Láctico Ácido Cítrico Ácido Málico Ácido Tartárico

ÁCIDO HIALURÔNICO
Ocupa os espaços entre células e fibras, possui capacidade de retenção de água (hidratação) transporte de substâncias, regulação de funções etc.

ÁCIDOS-PEELINGS
Reduz as manchas epidérmicas e sequelas de acne. Estimula a produção do colágeno e elastina, o que o torna indicado nos tratamentos de peles envelhecidas.

ÁCIDO SALICÍLICO
Possui uma função fenólica e outra ácida. É conhecido como agente ceratolítico em concentrações superiores a 5%. tem propriedades ceratoplásticas, ou seja, reguladoras da queratização.

ALGAS MARINHAS
As algas marinhas são cerca de dez vezes mais ricas em oligoelementos do que as plantas terrestres. A ação cosmetológica das algas é consequente da presença dos seus complexos orgânicos iodados que se combinam com as proteínas da pele e se transformam em complexos iodo-proteínas que são posteriormente eliminados pelo organismo. Estes complexos excitam o metabolismo celular produzindo, por oxidação, a redução do excesso de tecido adiposo.Substâncias encontradas nas algas:Vitaminas: A, todo o grupo B, todo o grupo D, E, F, K e PP; Proteínas Iodadas e Aminoácidos Essenciais;Sais Minerais: Iodo, Potássio, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Sódio, Cloro, Manganês, Enxofre e Silício;Oligoelementos: Ferro, Cobre, Zinco, Estrôncio, Cobalto, Níquel, Chumbo, Estanho, Bromo, Prata, Cromo, Bário, Bismuto, Antimônio e Lítio.

ALOE VERA (BABOSA)
Restabelece o equilíbrio fisiológico, tem ação regeneradora, tônica e emoliente. Age como adstringente regulando a secreção sebácea, evitando a oleosidade excessiva, regulando a função hidro-lipídica da pele.

ANTIPOLLON
É um agente clareador, finamente granulado, o Antipollon não interfere no processo da formação da melanina porém age na absorção dos grânulos da melanina na pele, podendo ser usado durante o dia.

ARGILA DA AMAZÔNIA
Rica em sais minerais e nutrientes

ARNICA (ARNICA MONTANA L.)
Extrato vegetal cujas propriedades anti-inflamatória e analgésica se explicam pela diminuição da atividade enzimática, no processo inflamatório.

AVEIA (AVENA SATIVA L.)
O extrato de aveia está presente na fórmula do Creme para Peles Congestionadas e Reativas, onde atua como importante remineralizante e restaurador da pele danificada.

AZULENO
Extraído da camomila, ação descongestionante e calmante. Também chamado de Camazuleno.

BARDANA
Extrato vegetal que possui importante ação sebo normalizadora antisséptica, antidermatite, adstringente e estimulante capilar.

BETA-CAROTENO
Pró-vitamina A, com ação Anti RL, encontrada em todos os vegetais e leguminosas de coloração verde ou amarelo.

CAMOMILA (MATRICARIA CHAMOMILLA L.)
Seu extrato apresenta camazuleno e o alfa bisabolol de reconhecida ação refrescante, calmante, anti séptica e anti-inflamatória está presente no Creme para Peles Congestionadas e Reativas.

CAFEÍNA
Pertence ao grupo químico das xantinas, encontrada no: Café, Guaraná, Chá, Mate, Cola utilizada no tratamento das adiposidades localizadas e celulite.

CATALASE
É uma enzima muito importante que transforma o peróxido de hidrogênio em Oxigênio e Água neutralizando sua ação oxidante.

CERAMIDAS
São lípides, que agem como verdadeiras barreiras anti-desidratação. Sua ação principal é a de restauração do cimento intercelular, regulando trocas com o meio exterior e recuperando as funções da epiderme. Obtida hoje, através da Biotecnologia.

CONDROITIN MARINHO
Obtido da cartilagem de tubarão, foi incorporado ao Ácido Esteárico, de forma a se obter uma macro molécula encapsuladora. Sua ação é de hidratação profunda e também fortalece a resistência das camadas epidérmicas, reconstituindo microfissuras de peles sensíveis.
O sulfato de condroitin, como sabemos é o elemento que constitue a estrutura da substância fundamental do tecido conjuntivo.O condroitin marinho é obtido de cartilagem liofilizada de tubarão e através de tecnologia específica foi incorporado ao Ácido esteárico de forma a se obter uma macro molécula encapsuladora de origem orgânica - comercialmente chamada Lifidrem - que funciona como um vetor destes aminoácidos essenciais de hidratação.

DIÓXIDO DE TITÂNIO - TIO2 - FILTRO NATURAL OBTENÇÃO
O Titânio é o nono elemento mais abundante na crosta terrestre, onde se encontra associado ao óxido de ferro, de quem é dissociado no controle cuidadoso de purificação e diminuição do tamanho dos cristais para atingirem propriedades ópticas ideais. O sucesso do uso do TiO2 provém da sua altíssima segurança devido a sua inércia química e fisiológica. O FDA dos Estados Unidos define o TiO2 como seguro e eficaz em concentrações até 25% puro. Proporciona perfeita proteção, enquanto estiver sobre a pele, pois não é degradado pela luz UV.Oferece proteção balanceada de ambas as radiações UV-B e UV-A.Trata – se de um filtro natural: Chemical Free, possibilita FPS elevado, em baixa concentração.

DIIDRÓXIACETONA - DHA
Provoca gradualmente o desenvolvimento de uma coloração marrom à pele, similar àquela causada pela exposição solar, somente por reação entre ela e a queratina do extrato córneo, e não por ação no mecanismo de produção da melanina.

EFEITO COSMETOLÓGICO DA VITAMINA E
É a vitamina contra o envelhecimento. Pela sua atuação anti-oxidante, reduz a ação degenerativa sobre os ácidos graxos cutâneos, protege as membranas celulares dos Radicais Livres. O Óleo de Germe de Trigo possui elevado teor em Vitamina E, poder antioxidante inibidora do radicais livres.

ERYTHRULOSE
É um ceto - açúcar natural, desenvolvido com a finalidade de reduzir e inclusive eliminar as desvantagens dos autobronzeadores atuais. Reage com os grupos amino livres dos aminoácidos da queratina da pele, formando polímeros de cor marrom chamados melanóides. A combinação de ERYTHRULOSE e DHA representa a solução ideal para um bronzeado natural e uniforme, sem manchas e sem ressecamento da pele. Prolonga o bronzeado e não deixa a pele seca e descamando. A combinação de ERYTHRULOSE e DHA representa a solução ideal para um bronzeado natural e uniforme, sem manchas e sem ressecamento da pele. Prolonga o bronzeado e não deixa a pele seca e descamando.

EXTRATO DE ALFAFA
Composto de: Caumestrol (estrogênio vegetal), que têm ação compensadora da redução hormonal na pele após a menopausa, minerais: de ação remineralizante – cálcio, ferro, zinco, fósforo+, cobre+, selênio e Vit K: anti-hemorrágica, anti-vermelhidões, anti-telangiectasias.

EXTRATO DE AVEIA
É rico em princípios ativos fundamentais: Vitaminas do grupo B, aminoácidos minerais (fósforo, ferro, cobalto, magnésio, zinco, alumínio e potássio, entre outros), vitaminas K e E e ainda avenina, um alcalóide de ação calmante.

EXTRATO DE CALÊNDULA
Excelente cicatrizante e Antiflogístico, recomendado para as preparações anti-acne.

EXTRATO DE CENTELLA ASIÁTICA
Possui excelente ação cicatrizante.

EXTRATO DE HERA
Rico em “hederina” responsável pela propriedade vaso-constritora: contém tanino, de ação adstringente; saponinas, que são glicosídeos de ação emoliente; flavonóides, de ação anti-inflamatória e ativadora da permeabilidade capilar; e um complexo orgânico-salicílico, que se revelou de extrema eficiência anti-lipêmica em tratamentos cosmetológicos dos processos de lipodistrofias localizadas, ou seja da adiposidade e da celulite.

EXTRATO DE MELISSA (MELISSA OFFICINALIS L.)
Rico em Óleo Essencial, integrando substâncias tais como citrol, citroneol, linalol, geranol e aldeídos. É conhecida sua ação descongestionante, propriedade esta aproveitada também em formulações cosméticas.

EXTRATO DE PRÓPOLIS
Possui excelentes propriedades antissépticas, antibióticas e anti-inflamatórias.

EXTRATO DE SÁLVIA
Possui ação antisséptica calmante e dermonormalizadora em peles oleosas e seborréicas.

EXTRATO DE TOMILHO
O extrato é riquíssimo em Timol e antibióticos naturais. Possui notáveis propriedades antissépticas.

EXTRATO DE ZIMBRO
Composto vegetal, tonificante, remineralizante e estimulante da micro-circulação.

FATOR NMF – NATURAL MOISTURIZING FACTOR
Grupo de substâncias (ácidos, aminoácidos, ácido pirrolidoncarboxilíco – Pca – úreia), existentes na capa córnea, responsável pelo equilíbrio do teor hídrico. Sua ação forma película protetora contra a evaporação de água.

FILTROS SOLARES INORGÂNICOS (DIÓXIDO DE TITÂNIO – TI 02 E ÓXIDO DE ZINCO – ZNO)
São substâncias minerais que foram micronizadas, possibilitando a reflexão dos raios UVA, UVB e IR. Por serem completamente transparentes, o seu uso em formulações não deixa a pele esbranquiçada, não são absorvidos pela pele, podem ser formulados em base aquosa e oleosa.

FLAVONÓIDES
Têm ação ativa no tecido conjuntivo dérmico, opondo-se à degradação do colágeno solúvel, preservando as fibras elásticas, função protetora da membrana celular. Dentre os flavonóides mais utilizados, encontramos: Hesperidina, Rutina, Citrina, Queciperidina, Naringina, Kenferol todos ação A.R.L. e hidratantes.

FOLHAS DE GRAVIOLA
Esfoliante natural

GLICOSAMINOGLICANOS OU MUCOPOLISSACARÍDEOS
Ausente na capa córnea e na derme, beneficia o tecido conjuntivo, a retenção de água e eletrólitos, transmitindo turgor e elasticidade à pele. Sulfato de Condroitina e Ácido Hialurônico.

GUAÇATONGA
Extrato vegetal de ação cicatrizante, contra pruridos e inflamações, muito indicado nos tratamentos das irritações cutâneas.

LACTATO DE SÓDIO
Elemento de maior presença no Fator NMF, ação umectante retenção da umidade dérmica.

LIPOSSOMOS
Não são considerados princípios ativos, mas veículos de condução de ativos. São obtidos a partir de extratos que contém alto teor de fosfolípides. Sua aplicabilidade em cosmética se dá, por sua semelhança estrutural com a membrana celular.

MANTEIGA DE KARITÉ
Possui alta resistência à oxidação,rica em anti-oxidantes naturais, os tocoferóis, ácidos graxos, inclusive os essenciais: ácido oleico e linoleico, amaciantes e restauradores. Conferindo um toque suave e não oleoso à pele. Extraída de uma palma chamada karité, com grande poder emoliente e hidratante.

MANTEIGA DE MURUMURU
Nutritiva, emoliente e hidratante

MELAWHITE
Desenvolvido sintéticamente indicado para clarear manchas da pele age como inibidor da tirosinase, elemento principal na formação da melanina, não é fotossensibilizante, pode ser utilizado durante o dia.

NANOSFERAS
As nanosferas também são consideradas veículos de transmissão de ativos. De origem sintética, as nanoferas são pequenas partículas de estruturas semelhante a de uma esponja que liberam gradativamente seus ativos. As Nanosferas DSH-C Dimetilsilanol Hialuronato têm ação cito-estimulante: favorecem a reestruturação dos tecidos cutâneos, graças ao seu poder hidratante muito pronunciado, assegurando plasticidade à pele.

NANOSFERAS DSH-C (DIMETILSILANOL HIALURONATO)
Sua ação cito-estimulante favorece a reestruturação dos tecidos cutâneos, graças ao seu poder hidratante muito pronunciado, assegurando plasticidade à pele.

NA - PCA (SAL SÓDICO DO ÁCIDO PIRROLIDON CARBOXÍLICO)
Possue ação natural de umectação da pele, é altamente higroscópico, incrementando a maciez e elasticidade cutâneas. É empregado em produtos cosméticos e medicamentos para a mucosa, devido a sua ação não irritante.

OCTOPIROX (PIROCTONE OLAMINA)
De ação anti-parasitária, é considerada a substância muito importante no combate ao Pityrosporum ovalis, fungo causador da caspa.

ÓLEO DE ABACATE
Atua na epiderme, deixando a pele macia e flexível. É indicado em produtos para amaciar só cabelos, cremes para massagens, óleos para massagens musculares, cremes hidratantes, para o rosto e corpo, óleos para banho.

ÓLEO DE AMÊNDOAS DOCES
Excelente emoliente e umectante para a pele.Por conter em sua composição mais de 60% de Ácido Oleico, este óleo possue uma enorme afinidade cutânea quando aplicado em cremes, leites e loções de beleza.

ÓLEO DE APRICOT
É extraído do caroço do damasco. Tem propriedades regenerativas do tecido cutâneo, além de proporcionar maciez à pele.

ÓLEO DE CASTANHA DO PARÁ
Nutritivo, emoliente e lubrificante.

ÓLEO DE COPAÍBA
Emoliente, transmite sedosicade à pele.

ÓLEO DE GERME DE TRIGO
É rico em vitamina E, anti radicais livres, ácido linolêico e fosfolipídios. A vitamina E contada evita a perda da vitamina A no organismo.

ÓLEO DE GIRASSOL
O Girassol é uma planta com elevado poder nutritivo. Tem ação emoliente e reepitelizante.

ÓLEO DE JOJOBA
Nos cabelos é usado para dar brilho, previne sua perda e a caspa; deixa o bulbo capilar limpo e livre para o crescimento de novos fios para o tratamento dos cabelos. Tem excelente compatibilidade com a pele humana.

ÓLEO DE MARACUJÁ
O óleo tem um elevado conteúdo de ácidos graxos e textura suave é ideal para a preparação de cremes e loções, tanto para o rosto, mãos e corpo.

ÓLEO DE NOZ MACADÂMIA
É facilmente absorvido pela pele, promovendo sensação de maciez. Possui alto teor de ácido palmitoléico

ÓLEO DE PRÍMULA
Rica fonte de Ácido Linoleico e contém em sua composição cerca de 10% de Ácido gama Linolênico (GLA). proporciona ação emoliente e umectante na prevenção da desidratação epidérmica.

ÓLEO DE ROSA MOSQUETA
Possui ácidos graxos são considerados nutrientes indispensáveis na síntese das Prostaglandinas, hormônios corporais responsáveis pelo processo de regeneração das membranas celulares, pelos mecanismos de defesa e manutenção, e pelos processos fisiológicos e bioquímicos relacionados à regeneração dos tecidos, pela sua ação altamente emoliente e pela grande afinidade que possui com a epiderme, é largamente usado em cremes nutritivos para atenuar as linhas de expressão e rugas, e em cremes e emulsões de ação umectante.

ÓLEO DE URUCUM
É emoliente e calmante tópico. É utilizado como corante em cremes, loções bronzeadores, ou como coadjuvante de filtro solar, devido à presença de carotenóides.

OLIGOELEMENTOS
Sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, selênio, alumínio, manganês, ouro, prata dentre outros. A carência desencadeia desequilíbrio funcional nas células e no órgão cutâneo ativando enzimas, catalisando reações intracelulares e funcionando como verdadeiras pilhas acumuladoras de energia.

PENTAGLYCAN (COMPLEXO GLICOSAMINO GLICANO)
É altamente hidrófilo, e desempenha importante função no fornecimento de água e sais ao tecido conjuntivo.

PHYCORAIL
Trata-se de uma alga pequena de 5 cm de altura e age como protetor solar de radiação U.V. e I. R

PHYTOFLEX JABORANDI
Ação ativadora da produção de secreções, e das funções do bulbo capilar. É utilizado universalmente, na prevenção e queda dos cabelos.

PHYTOLAN – EXTRATO DE URTIGA
Ação estimuladora da circulação periférica, reúne propriedades da maior importância para os cabelos, tais como:Restaurador da queratina;Regulador da função das glândulas sebáceas;Suavizante, para melhorar a textura dos fios;Estimulante da atividade bulbar.

PIRIDOXINA
É a vitamina B6, de ação revitalizante.

POLIQUATERNÁRIOS
Substâncias emolientes e que combatem a eletricidade estática dos cabelos.

PROTEÍNA DA SEDA (CROSILK)
São obtidas diretamente da hidrólise (fracionamento) dos casulos da seda, e contém aminoácidos como: Alanina, Serina, Tirosina, Glicina. Proporciona maciez e brilho.

PROTEÍNAS E DERIVADOS PROTÉICOS
Proteínas são substâncias complexas e com elevado peso molecular. Utiliza-se sob a forma hidrolizada, que consiste na quebra molecular, possibilitando sua utilização. Ao serem hidrolizadas, liberam aminoácidos nutritivos.

PRÓPOLIS
Rico em flavonóides e outros elementos que lhe conferem propriedades bactericida, antifúngica. Usado em formulações para acne e xampu anti-caspa. Possui excelentes propriedades antissépticas, antibióticas e anti-inflamatórias.

QUINA
Ação adstringente, tonificante, revitalizante e estimulante para os cabelos.

RETICULINA
Diferencia-se do colágeno por possuir polissacárides. Sua ação é promover elasticidade e turgidez.

SILANÓIS
O Silício é um metalóide encontrado na natureza e nos seres vivos, são policondensados obtidos por processos especiais de síntese, solúveis em água, biologicamente ativos, possuem grande atividade cosmetocinética e são perfeitamente estáveis.Na hidratação , normalizam as trocas hídricas , resultando uma pele túrgida, elástica e viçosa.Agem também na prevenção e reparação do ciclo de envelhecimento das peles submetidas a agressões por agentes externos e internos.Os Silanóis, além da apresentação clássica em solução aquosa ou oleosa, também podem ser Lipossomados e Nanosferizados.

Ativos associados aos Silanóis:
Algisium-C: Hidrata, aumenta a resistência da membrana celular, ativa a lipólise, impede a formação de radicais livres.
Methylsilanol Hyluronate: Alto poder hidratante, atua como citoestimulante, regenerador e restaurador, devolvendo a elasticidade do tecido cutâneo.
Methylsilanol Elastinate (Proteosilane-C): Regenera o tecido conjuntivo por ativar a multiplicação dos fibroblastos. Previne o envelhecimento, melhora a elasticidade e o turgor da pele.
Cafeinato de Silanol (Cafeilsilane-C): Possue elevada atividade lipolítica, inibe a fosfodiesterase aumentando o teor de AMPc intracelular.
Methylsilanol - Teophyllina - Acetate Alginate Theophyl - Silane - C): Ativa a lipólise e normaliza o AMPc. Indicado no tratamento da lipodistrofia localizada (celulite).
Methylsilanol Acetyl Tyrosine (Tyrosilane-C): Estimula a produção de melanina. Atua contra os radicais livres. Reestrutura a membrana celular.
Methylsilanol Acethyl Methionate (Methiosilane-C): Estimula o sistema piloso e o crescimento das unhas, normaliza a queratogênese.
Lactoyl Methylsilanol Elastinate (Lasilium-C): Regulariza o pH da pele, possui poder hidratante e anti-inflamatório.

SISTEMAS ANTI-RADICAIS LIVRES – RL
Os RL são substâncias químicas instáveis, que estão relacionados com o processo de envelhecimento.Os RL danificam as células e os tecidos orgânicos e podem ser neutralizados por moléculas de ação antioxidante: Betacaroteno, Vitamina A Palmitato, Vitamina E, Oligoelementos, Flavonóides.

SULFATO DE CONDROITINA
Origina-se no tecido conjuntivo, com grande poder de hidratação e retenção de água.

SUPERÓXI DISMUTASE
Previne e combate a ação agressiva dos RL na pele, neutralizando seus efeitos oxidativos. É uma enzima que transforma os radicais Superóxido e Hidroperóxido em peróxido de hidrogênio. Para uso cosmético é apresentada “encapsulada” nos Lipossomos, para ter maior poder de penetração.

URÉIA
Carbamida, age na retenção de umidade. Em altas concentrações (20 a 40%) tem ação esfoliante.

VITAMINAS
São consideradas como catalisadoras indispensáveis aos processos vitais, modernamente seu uso em cosmetologia é cada vez mais valorizado.

VITAMINA A - ÁCIDA – ÁCIDO RETINÓICO, TRETINOINA
Propriedades: sebostática esfoliante e fotossensibilizante.

VITAMINAS A – PALMITATO
Encontrada no óleo de fígado de peixe, gema de ovo e alimentos verdes, ricos em caroteno (pró-vitamina A = Betacaroteno) cenoura, espinafre, etc.De ação hidratante, reepitelizante e regeneradora o seu uso é muito indicado em preparos para peles finas, desidratadas, secas e com esfoliações.

VITAMINA B5 OU D – PANTENOL
Ácido Pantotênico, exerce participação na constituição das enzimas que combatem os radicais livres.

11 comentários:

Beky :) disse...

Amei essa matéria sobre principios ativo..era bem o q eu estava procurando..!!!

gi disse...

essa materia e excelente e bem completa economisou muito o meu tempo.

Unknown disse...

gostaria de enteder melhor os principios ativos naturais,tipo assim:centella asiatica serve p procedimentos p celulite,mais ou menos assim,algo mais discriminados p principiantes.

Anônimo disse...

Adorei a materia ... achei o que procura e muito mais, aprendi bastante. Obrigada

Unknown disse...

essa matéria me ajudou muito,porém gostaria de saber mais sobre pricipios ativos....
valeu!!!!
obrigada

Anônimo disse...

amei essa matéria era o que estava procurando para um trabalho de cosmetologia.

obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!

Gilvania disse...

Muito obrigada pela matéria, como futura esteticista aguçou ainda mais meu interesse pelos ativos. Gilvania

awmeyd@ disse...

Gostei ,porem queria saber mais sobre principios ativos mesmo assim, obrigado

Anônimo disse...

Parabens pela materia...
Adorei...
Era tudo e mais um pouco !!!

Anônimo disse...

Quero saber mais de princios ativos de AaZ mais com ilustracoes

Anônimo disse...

Obrigado isso que estava precisando para um trabalho !!!

Estética em Notícias

TEMPO