Melasma ou Cloasma (Mácula ou Mancha da pele)

O melasma ou cloasma é um aumento da melanina localizado e de forma adquirida, caracterizada pelo aparecimento de manchas acastanhadas, principalmente no rosto e em alguns casos em braços e colo. É também chamado de cloasma gravídico, que são considerados quando ocorrem na gravidez e podem desaparecer após o parto. Trata-se daquela indesejável “mancha da gravidez” que muitas mulheres apresentam no rosto. É um termo muito usado mas não totalmente correto pois pode aparecer também nas que nunca engravidaram e em cerca de 10% dos homens, mas adquiriu esta denominação porque a gravidez é a situação que mais promove o seu surgimento. Existem duas preocupações estéticas que as mulheres têm durante a gravidez, a formação de estrias e dessas manchas.
O mecanismo de formação do melasma na gestação está ligado aos fenômenos de aumento da pigmentação, provavelmente decorrentes de estímulo hormonal estrogênico e progesterônico ou através do hormônio estimulante da formação de melanina.Daí observarmos com mais evidencia um aumento da pigmentação nos mamilos, aréolas mamárias, genitália externa e na linha do abdome que desce desde o umbigo até aos pelos pubianos, como também nas faces internas das coxas e axilas, o que tendem a diminuir gradualmente após o parto.
O melasma não apresenta nenhum problema interno, mas por tratar-se de uma mancha escura em áreas visíveis como o rosto, passa a chamar a atenção, chegando a promover problemas de ordem emocional.
Outros fatores que podem desencadear ou agravar o melasma é o uso de anticoncepcionais, alterações da tireóide e os fatores genéticos, sempre associados à exposição às radiações solares. Quanto ao sol, o melasma piora com qualquer quantidade de exposição, porque o mecanismo da formação da melanina é induzido com esta radiação, aumentando a sua produção nas áreas mais expostas.
A prevenção se faz por uma proteção solar rigorosa e, nas mulheres predispostas ao melasma, durante a gravidez é importante não se expor ao sol sem a devida proteção pelo uso diário de um filtro solar potente, a fim de evitar que a luz estimule ainda mais o escurecimento da pele. O protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas e, quando em praias, rios ou piscinas, após cada mergulho, alem do uso de chapéu e guarda-sol.
Quanto ao uso de cosméticos tipo perfumes e maquiagens, é importante alguns cuidados com produtos que podem provocar maior absorção solar na pele e aumento da pigmentação nos locais de aplicações, principalmente em pessoas alérgicas e durante a gravidez.
Os tratamentos visam remover as manchas com substâncias clareadoras, com resultados favoráveis, embora de uma forma lenta e progressiva. Sob esse aspecto vale a pena lembrar que o escurecimento da pele (bronzeamento) apos exposições solares é um processo rápido e o retorno à cor normal sempre é um processo lento, o que observamos após um período de férias na praia. Atualmente tem-se testado novos medicamentos e procedimentos com resultados mais rápidos, dependendo da indicação e do tipo de pele, porem ainda estão aguardando a aprovação da ANVISA.
É importante alertarmos que, durante a gravidez, alguns produtos devem ser evitados, pois ainda não há estudos conclusivos provando que não prejudicam o feto. Assim sendo, para o tratamento do melasma as mulheres devem procurar orientação medica ou aguardar o termino da gravidez e da amamentação. Daí a importância da prevenção.

Fonte: Dr. João Roberto Antonio é professor de dermatologia da FAMERP, diretor do CENTRO DA PELE

28 comentários:

Anônimo disse...

eu tenho cloasma que adquiri atraves de uso de anticoncepcionais . gostaria que men indicasem um anticoncepcional que nao causasse essas manchass
meu email é carlinhasg@hotmail.com
obrigado

Anônimo disse...

Olá!
Boa tarde!
Não sei como nem porque adquiri closma/ melasma. Nunca engravidei nem nunca tomei nenhum tipo de anticoncepcional. O que devo fazer? Tô frustada com isso...

Unknown disse...

eu tenho cloasma que adquiri atraves de uso de anticoncepcionais . gostaria que men indicasem um anticoncepcional que nao causasse essas manchass ou eum remedio p sair essas manchas o meu é no busso .por favor.desde ja eu agradeço.bjs meu email é
ana.mary.1@hotmail.com

Anônimo disse...

OLÁ BOA TARDE.

ESTOU DESPERADA..
ESSAS MANCHAS NO MEU BUÇO NAO DESAPARECEM, NUNCA ENGRAVIDEI NEM USEI anticoncepcional..
ESTOU PASSANDO UM CREME MANIPULADO JÁ FAZ 2 MESES,E USO PROTETOR DE 4 EM 4H MAIS NAO VI NEM UM RESULTADO..OQ FAÇO ME AJUDE!!!

Anônimo disse...

OLÁ!!! Meu nome é erica. depois que eu comecei a tomar anticonsepcional, surgiram algumas manchas no meu rosto. todo anticonsepcional causa essas manchas?? Tem algum que seja melhor para eu tomar. me endica um por favor... espero resposta anciosamente. Grata Érica... e-mail: erikinhasan@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa noite meu nome é Ana Claudia, tenho cloasma ja faz um bom tempo estou fazendo tratamento para clarear a base de pilling.
Mas preciso usar anticoncepcional, porém todas as bulas que li nas reações adversas diz que para não usar caso tenha manchas ou cloasma.
Por favor qual anticoncepcional devo usar????
Agradeço muito se puder me ajudar.Muito obrigada.

Anônimo disse...

Olá!! Tenho o mesmo problema de algumas amigas acima. tenho que tomar anticoncepcional mas, meu rosto ficou todo manchado. Preciso de um nome que não me dê essas manchas horríveis. Tomei yaz por mais ou menos 3 anos. Me ajudem por favor. Estou desesperada.

Anônimo disse...

Por favor me indiquem um anticoncepcional que não manche a pele ...tenho mancha no busto...obrigada meu e mail df-ulian@bol.com.br.

Anônimo disse...

tenho melasma e não tenho filhos, tomo tamisa 30(anticoncepcional), e começou a piorar visivelmente apos o uso do mesmo. Há algum que não estimule a formação das manchas? Que tipo de tratamentos há para resolver o problema pois começa a me afetar emocionalmente, parece que todos estão sempre me olhando... é horrível! E-mail nynaraizes2007@hotmail.com

Anônimo disse...

tenho manchas no rosto adiquiri depois de ter tomado anticoncpicional,como faço para me livra dese problema?
meu email e
alyne_argentina2010@hotmail.com
obigadoo

Anônimo disse...

Anônimo disse...

tenho manchas no rosto adiquiri depois de ter tomado anticoncpicional,como faço para me livra dese problema?Se possivel me indica outro(tomo o Elani ciclo).
meu email e jodarcbueno@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi!
Fiz uso do anticoncepcional injetavel por cinco anos e não tive problemas com manchas... mas havia outros efeitos que me incomodava...faz dois anos que passei a tomar o diminut e as manchas surgiram...gostaria muito que me indicassem um anticoncepcional oral que não mancha a pele.
meu email é belabelajoyce@yahoo.com.br

vilma disse...

meu nome é vilma, nunca engravidei nem usei anticoncepcinal, mas tenho melasmo a ,muito anos, ja fiz tratamento com ácido hidroquinona a 4%, sempre volta o problema, sera que nunca vou me livrar dessas manchas orriveis, isso me constrage muito.

rafaela disse...

gostaria de saber um anticoncpcional que nao causasse manchas na pele obrigado meu email e rafaeladaniel1@hotmail.com aguardo resposta

Anônimo disse...

Olá, estou tomando anticoncepcional siblima, e notei que pioraram as manchas. Poderiam me indicar um contraceptivo que não agrave as manchas? obrigada. layla_g@hotmail.com

Anônimo disse...

layla_g3@hotmail.com

Unknown disse...

Eu adquiri colasma através de uso de anticoncepcionais . Gostaria que me indicassem um anticoncepcional que não causasse essas manchas.
monise.yamelli@hotmail.com

Anônimo disse...

Tenho manchas tb adquiridas por anticoncepcional. Podem me indicar um q nao cause manchas. mimicrs@hotmail.com

Anônimo disse...

Tenho manchas no rosto também adquidar por uso de anticoncepcional,podem me indicar um anticoncepcional que não causasse manchas . tanita551@hotmail.es

Anônimo disse...

Tenho manchas no rosto também adquidar por uso de anticoncepcional,podem me indicar um anticoncepcional que não causasse manchas . tanita551@hotmail.es

Anônimo disse...

Oi,quero que me indiquem um anticoncepcional que nao cause manchas.cyntiacdo@gmail.com

Anônimo disse...

Tambem adquiri manchas no buso depois do uso de anticoncepcional por favor me indique outro tipo de anticoncepcional eu estou usando ainda a injetavel. Leticia_carvalhosouza@hotmail.com.br

Anônimo disse...

Gente eu usei VITACID PLUS. ....una pomada que faz milagre....mas se pegar sol volta. ...usa sempre a noite e lavar bem o rosto de manha e usar protetor solar sempre..ficaadica..

Anônimo disse...

Bom dia! Tenho melasma e gostaria de um anticoncepcional que não piorasse as manchas. Ja fi varios tratamentos e nada me ajudou ate o momento. obrigada.

julianamezavila@live.com

Anônimo disse...

Tenho melasma e gostaria de saber um anticoncepcional que não aumentasse as marchas
Leticia _ipira@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi,quero que me indiquem um anticoncepcional que nao cause manchas.
leandraf14@hotmail.cim

Anônimo disse...

Olá tenho manchas no rosto são horrível me sinto muito mal, com essas manchas adquiridas com o anticoncepcional o que faço para limpar meu rosto, qual o anticoncepcional indicado pra não causar manchas por favor me ajudem. Luanamacedo1989@gmail.com
Me mandem um email ficarei muito grata.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se existe um anticoncepcional que não cause manchas. Se existir qual é? Muito obrigada lilianklock@hotmail.com

Estética em Notícias

TEMPO