Fique por dentro dos Tipos de Peeling

Superficial: ele atinge apenas a epiderme e é indicado para manchas e melasmas, por exemplo. Não há necessidade de preparação prévia, mas exige protetor solar até que a pele fique totalmente recuperada, sem descamação ou vermelhidão. Os dermatologistas costumam recomendá-lo para quase todos os casos, aumentando apenas o número de sessões - isso garante que não haverá nenhum tipo de lesão e que você não vá precisar sair de circulação depois de fazê-lo.

Médio: atinge a derme e é indicado para rugas, marcas mais profundas, degeneração e cicatrizes. Há dermatologistas que preparam a pele com aplicações de ácido retinóico ou com um peeling superficial. "Quem se submete a este peeling, vê resultados melhores, mas fica de três a sete dias fora de circulação, até que uma pele fina, nova e avermelhada apareça", explica o dermatologista. Neste método, o bloqueador é indispensável e deve ser aplicado continuamente.

Profundo: é muito útil para peles extremamente enrugadas. "É como se a paciente fizesse uma cirurgia plástica, mas o peeling não muda a feição e ainda tira qualquer mancha da pele. O procedimento é feito em uma clínica, com anestesia, monitoramento cardíaco e das funções hepáticas para garantir que a química utilizada não caia na corrente sangüínea e para que não sinta dor", completa o especialista. O tempo de recuperação é quase o mesmo do peeling médio, de sete a dez dias, mas pessoas que têm herpes simples (aquelas feridinhas que aparecem na boca), precisam de corticóides para garantir que não ganharão cicatrizes ao invés de uma pele de pêssego. "Este peeling, apesar de profundo e de exigir internação, é seguro. O médico deve obedecer à fórmula padrão e monitorar o paciente", diz o dermatologista. O bloqueador solar também é extremamente necessário porque a pele formada é muito sensível.



Quem pode e quem não pode fazer peeling
O peeling superficial pode ser feito por qualquer pessoa, até as adolescentes loucas para se livrarem da acne e jovens querendo prevenir as rugas e renovar a cutis. O médio e o profundo são indicados para mulheres mais maduras e que já ganharam algumas rugas ou manchas.
"O tratamento não é recomendado para quem tem pele negra, porque pode manchar ou formar quelóides, mas geralmente, não causa problemas a quem o procura", revela o dermatologista Ival Peres Rosa, membro da sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo.
Inverno
Os dias pouco iluminados do inverno são muito proveitosos para quem quer fazer um peeling. A idéia é deixar a pele lisinha, sem marcas, com o colágeno em dia e viçosa, espantar a aspereza, igualar a cor e acabar de vez com os estragos do sol na cutis - sonho de dez entre dez mulheres.
O processo consiste na descamação da pele, que pode ser superficial, média ou profunda e retira manchas e rugas, principalmente. Cicatrizes de acne e oleosidade excessiva também podem ser resolvidos. "Quanto mais rugas, melhor é o resultado final porque a diferença aumenta no antes e depois".
O número de aplicações e o tipo de peeling a ser aplicado vai variar de acordo com o diagnóstico do dermatologista e o tempo que você tem disponível para tratar a pele. "Os peelings mais fortes exigem que a pessoa fique alguns dias em casa para o pós-peeling".

3 comentários:

Anônimo disse...

vocês deveriam ser mas específicos, usando fotos mostrando os resultados dos tratamentos e de que tipo de pele estão falando.

Anônimo disse...

Tipos de pele para peeling devem passar por uma avaliação anamnese. Então, entendi que não se trata de tipos de pele e sim tipos de PEELING.
Gostei muito do assunto e incorporei a minha pesquisa da faculdade. Voces estão ajudando muito os profissionais da área de estética.
Voces estão de parabéns pela matéria.
Sucesso!

Anônimo disse...

Mulher grávida pode fazer peeling? Há alguma contra indicação?

Estética em Notícias

TEMPO